Boas Vindas

Querido (a) visitante,

Bem vindo (a) ao blog SEARA do BRASIL. Nosso desejo é que você seja, através dele, edificado (a) e desafiado (a) a se envolver cada vez mais com Missões, primeiramente através de sua igreja local e depois com outros projetos missionários fora do seu contexto domiciliar. Aqui você terá informações sobre a obra missionária Nordestina, desenvolvida pela Missão SEARA, bem como artigos para sua edificação, e ainda um devocional diário. Entre, leia, e depois deixe o seu comentário, sobre o assunto que ler. Mas ao sair, ore a Deus pelo nosso trabalho.

Se você deseja participar deste ministério, entre em contatos conosco através do endereço exposto neste blog. Que a graça do Senhor Jesus seja contigo e com sua família!

Fraternalmente em Cristo,

Missão SEARA

“Não é tolo aquele que dá o que não pode guardar, para ganhar o que não pode perder.” – Jim Elliot

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

UMA VEZ SALVO, SALVO PRA SEMPRE?

Há algumas semanas, postei um artigo falando sobre o destino eterno de alguém que se matou. Muitos questionaram, mandaram eu estudar a Bíblia e me chamaram de falso profeta. Segue o link se você quer ler o artigo que escrevi:
Preciso admitir que cometi um erro grave, eu inverti a ordem dos artigos. Antes de dizer para onde vai um suicida que seja cristão (e eu sei que muitos acreditam que um cristão jamais se mataria), é importante falar sobre a segurança de salvação, ou sobre sua perda. Imagine que uma pessoa se converta, existe algum pecado ou situação que a faria perder esta salvação? Quero desafiar você a pensar no assunto. Sei que existem dezenas de artigos sobre isso, mas quero tentar ser simples e claro para ajudar você a entender o que a Bíblia diz.
De forma geral, existem três posições quanto à perda de salvação:
POSIÇÃO 1 - NENHUM PECADO ME FAZ PERDER A SALVAÇÃO
Estudiosos da linha reformada e calvinistas optam por esta linha. Eles creem que depois de salvo, não importa o que uma pessoa faça, ela jamais vai perder a salvação. A acusação mais usada contra esta posição é dizer o seguinte: Quer dizer que se eu sou salvo, então eu posso pecar à vontade e nada vai me acontecer?
É exatamente contra este argumento, que Paulo escreve em Romanos 6: "Pois bem, devemos continuar pecando para que Deus mostre cada vez mais sua graça? Claro que não! Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?" Romanos 6.1-2 (NVI)
Paulo tinha acabado de ensinar sobre a graça, no verso 21 ele diz que, agora, ela reina em nossas vidas e nos declara justos diante de Deus. As pessoas não eram justas por natureza, eram pecadoras, conforme vemos em Romanos 3.10 e 23, mas são declaradas justas, e ganharão a vida eterna.
Antes de falar mais sobre isso, explicarei as outras duas posições.
POSIÇÃO 2 - SE EU DEIXAR DE CRER EM JESUS, EU PERCO A SALVAÇÃO
Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não em de vocês, é uma dádiva de Deus. Efésios 2.8-9
Neste versículo vemos novamente a ideia da graça, e vemos que o meio que ela usa para nos salvar é a fé na obra de Cristo. Todos vão concordar com esta afirmação, todos acreditam que quando cremos em Jesus somos salvos e que isso nos dá a vida eterna. A pergunta é, o que acontece se eu deixar de crer?
É neste ponto que entra a segunda forma de enxergar nossa salvação. Estudiosos da linha Arminiana dirão que, se eu deixar de acreditar em Jesus, eu perco minha salvação. Perceba, eles não estão dizendo que qualquer pecado me faz perder a salvação. 
Mais ou menos como alguém que recebe um presente. Se ele reclamar do presente, se ele quebrar o presente, se ele não usar o presente, nada disso faz com que a pessoa que o deu tenha o direito de vir e tomar o presente de volta, mas se eu devolver o presente, aí sim eu fico sem ele.
A maior dificuldade com esta posição é como explicar textos que mostram Deus fazendo promessas, ou fazendo declarações sobre o que vai acontecer com aqueles que uma vez foram salvos. Vou alistar alguns exemplos:
Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Jo 5.24 (NVI)
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1 Pe 1.3 (NVI)
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês,vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Fp 1.6 (NVI)
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Rm 8.30 (NVI)
E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia". Jo 6.39-40 (NVI)
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Jo 10.27-29 (NVI)
POSIÇÃO 3 - QUALQUER PECADO NÃO CONFESSADO ME FAZ PERDER A SALVAÇÃO
Esta, na minha opinião, é a menos fundamentada. Normalmente ela é usada por pastores ou líderes que querem manter suas ovelhas nos seus padrões através do medo.
Para ilustrar, quero te ajudar a pensar em algo. O que Jesus pagou na cruz ao morrer por você? Ele pagou por seus pecados individuais, ou seja, cada pecado tem que ter uma confissão ligada a ele, e assim o perdão vem, ou ele comprou você como um todo, mediante sua fé ele pagou toda a dívida que existe ligada a seu nome pela eternidade?
E DAÍ, PERCO OU NÃO?
Jesus morreu por nós, sem que merecêssemos, pagando um valor completo, não parcial. Quando cremos nele somos comprados por ele, somos dele agora e nada pode nos tirar de suas mãos, ele tem o direito sobre nós, e mesmo nós, não podemos reverter isso.
Vejo isso muito claro em Efésios 1.13-14. Deus colocou o selo do Espírito em nós para dizer que somos dele. Também disse que o Espírito é a garantia de que seríamos resgatados para a eternidade.
A segurança da minha salvação não é um salvo conduto para que eu viva uma vida de pecado, e sim um compromisso de amor para viver por aquele que me salvou. Ela substitui o medo do castigo pela segurança da adoção, muda a motivação pela recompensa por uma baseada na gratidão. Em outras palavras, não vou deixar o pecado pelo medo de ir para o inferno, mas sim pelo amor que tenho pelo meu salvador.  
Não posso terminar sem dizer que nem todo mundo que está em nossas igrejas hoje é verdadeiramente salvo, Jesus mesmo disse sobre o joio no meio do trigo (Mt 13) e sobre pessoas que se diziam cristãs e não eram (Mt 7.21-23), mas meu alvo não era falar destes fakes, mas sim daqueles que são nascidos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário