Boas Vindas

Querido (a) visitante,

Bem vindo (a) ao blog SEARA do BRASIL. Nosso desejo é que você seja, através dele, edificado (a) e desafiado (a) a se envolver cada vez mais com Missões, primeiramente através de sua igreja local e depois com outros projetos missionários fora do seu contexto domiciliar. Aqui você terá informações sobre a obra missionária Nordestina, desenvolvida pela Missão SEARA, bem como artigos para sua edificação, e ainda um devocional diário. Entre, leia, e depois deixe o seu comentário, sobre o assunto que ler. Mas ao sair, ore a Deus pelo nosso trabalho.

Se você deseja participar deste ministério, entre em contatos conosco através do endereço exposto neste blog. Que a graça do Senhor Jesus seja contigo e com sua família!

Fraternalmente em Cristo,

Missão SEARA

“Não é tolo aquele que dá o que não pode guardar, para ganhar o que não pode perder.” – Jim Elliot

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O DIA DE FINADOS

O Dia de finados, também conhecido como: O Dia dos fiéis defuntos, Dia dos mortos ou é celebrado pela Igreja Católica Romana no dia 2 de Novembro, logo após o dia de Todos Os Santos.
Pelo legado que tem sido deixado e consequentemente pelo “ensino errôneo que tem sido dado pala Igreja Romana, infelizmente, milhões de brasileiros, das classes sociais mais distintas, de todo nosso país, cultivam o nefasto hábito de, nesse dia, visitarem os cemitérios, na expectativa de interceder pelos seus entes queridos que faleceram, cujos túmulos estão ali há algum tempo.
A prática de suplicar ou repetir ladainhas, pelos mortos teve inicio no 5º século (d.C), quando a igreja romana passou a dedicar um dia especifico do ano para se rezar, suplicar e chorar pelos seus mortos.
Todavia, o culto de finados somente seria instituído na França, já no século X, através de um Abade Beneditino, cujo nome era Odilon de Cluny, cuja prática de interceder pelos mortos foi encontrando apoio e sendo praticada. Um século depois, os papas: Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigaram aos fiéis a dedicarem um dia inteiro aos mortos. Já no século XIII o dia de rezar pelos finados finalmente começou a ser celebrado em 2 de novembro. Essa data foi definida por ser um dia após a comemoração da Festa de Todos os Santos, que celebrava a morte de todos que faleceram em estado de graça e que por algum motivo não foram canonizados.
A Palavra de Deus, a Bíblia, é absolutamente clara ao afirmar que após a morte só resta ao ser humano o juízo. Por isso, a Bíblia deixa claro em seus ensinos, que o fato de toda e qualquer decisão por Cristo confessando-O como Salvador, só pode ser tomada em vida. Isto nos faz refletir que não existe fundamento bíblico para a intercessão a favor dos mortos.
Como ensina a chamada Igreja Católica Romana, a referência bíblica que apóia ou fundamenta esta prática encontra-se em 2 Macabeus 12.44. Contudo, nós cristãos evangélicos, bem como os judeus, não reconhecemos a autenticidade ou canonicidade deste livro e muito menos a legalidade desta doutrina, isto porque os crentes no Senhor Jesus, não aceitam e nem se submetem às tradições católico romanas, mas sim, às doutrinas da Palavra de Deus, a Bíblia.
A Bíblia nos mostra claramente, que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua fé na graça salvadora que há na pessoa e obra do Senhor Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra.
É nesta vida que decidimos o nosso futuro eterno, sem Deus, permanecendo como estamos ou como nascemos, pecadores, perdidos, ou com Deus no céu. Para termos a certeza da vida eterna com É interessante lermos o que diz a Biblia: “ 24 mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. 25 Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. 26 É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus 27 Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele o fez uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.” Hebreus 7: 24- 27
Satanás tem usado a religião para manter as pessoas na ignorância e afastadas de Deus e condenadas ao inferno, com as invenções do purgatório e da reencarnação. O texto de Hebreus 9: 27 é bem claro quando diz que tudo o que era necessário ser feito para a nossa salvação já fora feito por e na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Nenhum outro sacrifício é mais necessário para a salvação do ser humano: “26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. 27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, 28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” Hebreus 9: 26 a 28.
O Senhor Jesus, é, portanto, o ÚNICO que pode SALVAR e é o ÚNICO MEDIADOR entre Deus e os homens. Veja o que diz a Palavra de Deus: “12 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4: 12. “5 Pois há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,”. 1 Timóteo 2: 5
A Palavra de Deus é bem clara quando diz que após a morte, só resta o Juizo (Hb 9: 27) e que vivos e mortos não podem se comunicar de forma alguma. A parábola do rico e Lázaro é clara em nos ensinar esta realidade (leia Lucas 16.19-31).
Mediante os ensinamentos da Palavra de Deus, a Bíblia, é inconcebível e inaceitável acreditar que os mortos estejam num purgatório ou num lugar chamado limbo, para ali, purgarem ou fazerem algo para o perdão de seus pecados, aguardando uma segunda oportunidade para a salvação. Em hipótese alguma os crentes no Senhor Jesus devem celebrar ou participar de celebrações pelos mortos. Somos exortados por Deus, através de sua santa Palavra, a anunciar aos vivos a vida que somente podemos experimentar em Cristo Jesus.
O Senhor Jesus disse: “36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.” João 3: 36
28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. 29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai”. João 10:28,29
Venha hoje mesmo a Cristo em arrependimento sincero (Atos 16:31) confessando-O como o Seu Salvador e Senhor. “ 8 Mas o que ela diz? “A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração” , isto é, a palavra da fé que estamos proclamando: 9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. 10 Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. 13 porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo””. Romanos 10:8-10, 13.
Portanto, creia no Senhor Jesus hoje mesmo e experimente a certeza do perdão dos seus pecados e vida eterna. Que Deus o (a) abençoe ricamente, com a maior bênção, a da salvação da sua alma.

OBS.: Se você deseja conhecer mais sobre a salvação e a vida eterna, entre em contatos conosco através dos endereços postados neste site. Podemos lhe oferecer um estudo bíblico pessoalmente, como também por correspondência!